Agentes de limpeza e profissionais da saúde recebem capacitação sobre coleta e armazenagem de lixo

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Profissionais da saúde pública e agentes de limpeza pública de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) participaram de uma capacitação durante está semana sobre armazenagem de lixo comum e Resíduos Sólidos de Saúde (Lixo Hospitalar). A ação visa atualizar os profissionais e orientá-los no descarte e no recolhimento do lixo nos órgãos públicos e nas residências do município.

Durante o treinamento, os agentes de limpeza reforçaram a periculosidades presentes no lixo hospitalar doméstico e chamou atenção da população que faz uso desses insumos, como seringas, soros, frascos de remédios, a fazer o depósito separado do lixo comum e identificado. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Hospital Municipal Dr Cacildo Hugueney, responsável pela ação, irá promover uma campanha na cidade.

De acordo com a coordenadora do hospital, Maíra Ribeiro, coletar e descartar o lixo hospitalar de maneira correta é uma tarefa que demanda prudência de todos os profissionais envolvidos nas etapas do processo. A capacitação abordou conceito de resíduos de saúde, classificação, legislação pertinente, acondicionamento, identificação, embalagens, transporte interno e externo, EPI’S, armazenamento, coleta externa, tratamento e esterilização.